Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)
Depois de ter sido suspenso no mês de janeiro, o edital para a construção da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Monte Bello, no Bairro Camobi, foi novamente lançado pela prefeitura de Santa Maria. As propostas serão apresentadas no dia 25 de fevereiro. A creche estava na lista das 10 contempladas pelo programa Proinfância, do governo federal, porém, não saíram do papel, uma vez que a empresa vencedora da licitação abandonou as obras em todo o país.
Do pacote das 10 creches, a prefeitura conseguiu reverter os processos de cinco que a administração pretende erguer gradativamente com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE).
- A gente priorizou a Monte Bello porque tinha maior demanda - explica a secretária de Educação, Lúcia Madruga, sobre a escola com capacidade para 120 crianças, de 0 a 5 anos.
Salários de servidores estaduais serão quitados até quinta-feira
A expectativa é que a obra, estimada em R$ 2,5 milhões, comece neste semestre caso não ocorra nenhum problema nos trâmites da licitação - atualmente, para fazer algumas obras e serviços da prefeitura não têm aparecido empresas interessadas. Depois da Monte Bello, a próxima a ser planejada é a Santa Marta, localizada no Bairro Nova Santa Marta. A previsão é também iniciar este ano.
INAUGURAÇÃO
Enquanto isso, as creches erguidas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Vila Brenner e no Loteamento Cipriano Rocha estão em fase de conclusão depois de anos de espera devido à rescisão de contratos com empresas e a percalços nas licitações. A escola do loteamento, que iniciou em 2012, será inaugurada na primeira quinzena de março, segundo Lúcia.
Com capacidade para 180 pequenos, a creche já tem cerca de 70 crianças inscritas, informou Lúcia. Já a escola da Vila Brenner deverá levar mais um mês para os ajustes finais nas obras e deve abrir as portas para 120 crianças na primeira quinzena de abril - 50 já se inscreveram. A secretária ressalta que a contratação de professores e a compra de móveis já foram providenciadas.
As inscrições podem ser feitas no site da prefeitura.